Els Lagrou
Professora Titular
Doutora, Antropologia Social, USP / University of St Andrews, 1998
Mestre, Antropologia Social, UFSC, 1991
Mestre, História Contemporânea, Katholieke Universiteit Leuven, 1986
Bacharel, História Contemporânea, Katholieke Universiteit Leuven, 1986
ÁREAS DE PESQUISA
Etnologia Indígena. Antropologia da Arte.
Rituais e Cosmologia. Corporalidade e Noção de Pessoa.
MINI BIO
Els Lagrou é Professora Titular do Departamento de Antropologia do IFCS-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA). Pesquisadora do CNPq, Produtividade em Pesquisa desde 2006 e 1D desde 2009. Seus interesses de pesquisa incluem a etnologia ameríndia, seus regimes ontológicos, sociais e estéticos, assim como a antropologia das formas agentivas e expressivas; temas sobre os quais publicou muitos capítulos e artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. Publicou os livros A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Topbooks, 2007); Artes indígenas no Brasil (ComArte, 2009); No caminho da miçanga, um mundo que se faz de contas (UNESCO/FUNAI, 2016), catálogo da exposição homônima da qual foi curadora; editou com Carlo Severi Quimeras em diálogo, grafismo e figuração nas artes ameríndias (7Letras, 2014). (As publicações podem ser encontradas na sua página na academia.edu). Doutora em Antropologia Social pela University of St. Andrews, sob orientação de Joanna Overing (1998) e pela Universidade de São Paulo, orientada por Lux Vidal (1998); Mestre em antropologia social pela Universidade Federal de Santa Catarina sob orientação de Esther Jean Langdon (1991) e Mestre em História Contemporânea pela Universidade Católica de Leuven (KUL, 1986). Realizou Pós-Doutorado com bolsa do CNPq na Columbia University, no Department of Art History and Archeology and the Italian Institute, em Nova Iorque (agosto 2015-2016), com supervisão de David Freedberg. Lecionou na Universidade Federal de Florianópolis (1993-2000). Foi professora visitante na Universidade Complutense de Madrid (2000-2001), na Katolieke Universiteit Leuven (2005), na Universidade de Córdoba (Argentina, 2010), na École Pratique des Hautes Études - EPHE, Paris (2014), e na Universidade Nacional do Mexico (2015). Ganhou a bolsa Leg Lelong para pesquisa no EREA/CNRS, Paris, com a equipe de Anne-Christine Taylor e Jean-Pierre Chaumeil em 2005-2006. Foi pesquisadora convidada por períodos de um a três meses na École des Hautes Études en Sciences Sociales entre 2006 e 2014, colaborando com Philippe Descola e Carlo Severi. É membro, desde 2020, do projeto de pesquisa « Environmental Justice, Belief Systems, and Aesthetic Experiences in Latin America and the Carribean », do Center for the Study of Social Difference (CSSD) e o Institute for Religion, Culture, and Public Life (IRCPL) com Ana Ochoa e Vicky Murilo; participou, entre 2017 and 2019, de colóquios interdisciplinares e internacionais organizados por Carlo Severi na Fondation Fyssen, assim como em Freiburg (com David Wengrow); Foi membro do Conselho editorial da revista Sociologia e Antropologia (PPGSA, UFRJ de 2010 a 2020), correspondente internacional da revista Gradiva (Musée du quai Branly); foi membro do ?Comité de Gestion Scientifique du Groupement de Recherche International, ?Anthropologie et Histoire des arts?, du Musée Quai Branly/CNRS/Laboratoire d?Anthropologie Sociale ? College de France (2006-2014); participou do projeto de pesquisa ?Arte, Imagem e Memória? de CAPES/COFECUB 2009-2014 (Collège de France, EHESS & MN, PPGSA, UFRJ) e do PROCAD/CAPES com a Universidade de Córdoba, Argentina, e a Universidade Federal do Ceará (PPPGSA/UFC, 2010-2014). Coordenou o projeto "Construindo culturas, documentando tradições" (UNESCO/Museu do Índio, 2009-2014), assim como o projeto de documentação sobre os ?usos e significados da miçanga entre as populações indígenas no Brasil? (UNESCO/Museu do Índio); Coordena o ?Núcleo de Artes, imagem e pesquisa etnológica? (NAIPE); os ?Seminários Ameríndios? bimensais do PPGSA, IFCS (2002-2017), e o seminário SMARTIE, sobre formas expressivas e agentivas (2018-). Em 2020 iniciou a coordenação em conjunto com Joaquim Mana Huni Kuin, do registro como patrimônio imaterial pela IPHAN (CPI-Acre, FEPHAC) do kene, sisistema gráfico Huni kuin. Orientou 60 trabalhos entre teses de doutorado e dissertações de mestrado.
REDES E LINKS
CV Lattes
CONTATO
elagrou1963@gmail.com
Professora Titular
Doutora, Antropologia Social, USP / University of St Andrews, 1998
Mestre, Antropologia Social, UFSC, 1991
Mestre, História Contemporânea, Katholieke Universiteit Leuven, 1986
Bacharel, História Contemporânea, Katholieke Universiteit Leuven, 1986
ÁREAS DE PESQUISA
Etnologia Indígena. Antropologia da Arte.
Rituais e Cosmologia. Corporalidade e Noção de Pessoa.
MINI BIO
Els Lagrou é Professora Titular do Departamento de Antropologia do IFCS-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA). Pesquisadora do CNPq, Produtividade em Pesquisa desde 2006 e 1D desde 2009. Seus interesses de pesquisa incluem a etnologia ameríndia, seus regimes ontológicos, sociais e estéticos, assim como a antropologia das formas agentivas e expressivas; temas sobre os quais publicou muitos capítulos e artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. Publicou os livros A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Topbooks, 2007); Artes indígenas no Brasil (ComArte, 2009); No caminho da miçanga, um mundo que se faz de contas (UNESCO/FUNAI, 2016), catálogo da exposição homônima da qual foi curadora; editou com Carlo Severi Quimeras em diálogo, grafismo e figuração nas artes ameríndias (7Letras, 2014). (As publicações podem ser encontradas na sua página na academia.edu). Doutora em Antropologia Social pela University of St. Andrews, sob orientação de Joanna Overing (1998) e pela Universidade de São Paulo, orientada por Lux Vidal (1998); Mestre em antropologia social pela Universidade Federal de Santa Catarina sob orientação de Esther Jean Langdon (1991) e Mestre em História Contemporânea pela Universidade Católica de Leuven (KUL, 1986). Realizou Pós-Doutorado com bolsa do CNPq na Columbia University, no Department of Art History and Archeology and the Italian Institute, em Nova Iorque (agosto 2015-2016), com supervisão de David Freedberg. Lecionou na Universidade Federal de Florianópolis (1993-2000). Foi professora visitante na Universidade Complutense de Madrid (2000-2001), na Katolieke Universiteit Leuven (2005), na Universidade de Córdoba (Argentina, 2010), na École Pratique des Hautes Études - EPHE, Paris (2014), e na Universidade Nacional do Mexico (2015). Ganhou a bolsa Leg Lelong para pesquisa no EREA/CNRS, Paris, com a equipe de Anne-Christine Taylor e Jean-Pierre Chaumeil em 2005-2006. Foi pesquisadora convidada por períodos de um a três meses na École des Hautes Études en Sciences Sociales entre 2006 e 2014, colaborando com Philippe Descola e Carlo Severi. É membro, desde 2020, do projeto de pesquisa « Environmental Justice, Belief Systems, and Aesthetic Experiences in Latin America and the Carribean », do Center for the Study of Social Difference (CSSD) e o Institute for Religion, Culture, and Public Life (IRCPL) com Ana Ochoa e Vicky Murilo; participou, entre 2017 and 2019, de colóquios interdisciplinares e internacionais organizados por Carlo Severi na Fondation Fyssen, assim como em Freiburg (com David Wengrow); Foi membro do Conselho editorial da revista Sociologia e Antropologia (PPGSA, UFRJ de 2010 a 2020), correspondente internacional da revista Gradiva (Musée du quai Branly); foi membro do ?Comité de Gestion Scientifique du Groupement de Recherche International, ?Anthropologie et Histoire des arts?, du Musée Quai Branly/CNRS/Laboratoire d?Anthropologie Sociale ? College de France (2006-2014); participou do projeto de pesquisa ?Arte, Imagem e Memória? de CAPES/COFECUB 2009-2014 (Collège de France, EHESS & MN, PPGSA, UFRJ) e do PROCAD/CAPES com a Universidade de Córdoba, Argentina, e a Universidade Federal do Ceará (PPPGSA/UFC, 2010-2014). Coordenou o projeto "Construindo culturas, documentando tradições" (UNESCO/Museu do Índio, 2009-2014), assim como o projeto de documentação sobre os ?usos e significados da miçanga entre as populações indígenas no Brasil? (UNESCO/Museu do Índio); Coordena o ?Núcleo de Artes, imagem e pesquisa etnológica? (NAIPE); os ?Seminários Ameríndios? bimensais do PPGSA, IFCS (2002-2017), e o seminário SMARTIE, sobre formas expressivas e agentivas (2018-). Em 2020 iniciou a coordenação em conjunto com Joaquim Mana Huni Kuin, do registro como patrimônio imaterial pela IPHAN (CPI-Acre, FEPHAC) do kene, sisistema gráfico Huni kuin. Orientou 60 trabalhos entre teses de doutorado e dissertações de mestrado.
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