Marco Antonio Gonçalves
Professor Titular
Doutor, Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ, 1995
Mestre, Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ, 1989
Bacharel, Ciências Sociais, IFCS, UFRJ, 1983
ÁREAS DE PESQUISA
Etnografia e Imagem. Cinema. Etnologia Indígena.
Corporalidade e Noção de Pessoa
MINI BIO
Professor Titular de Antropologia do Departamento de Antropologia Cultural do IFCS-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ(1984 até o presente). Pesquisador do CNPq, Produtividade em Pesquisa desde 1998. Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Programa Pós-Gradução de Antropologia Social do Museu Nacional-UFRJ, orientado por Eduardo Viveiros de Castro (1984-1995). Atua nas áreas de pesquisa sobre Antropologia Visual, Antropologia e Cinema, Cosmologia, Criação de Mundos Culturais, Etnologia Indígena, Narrativas e Subjetividades. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de St Andrews (Escócia) (1996-1997), com supervisão de Joanna Overing. Foi Visiting Scholar Senior, Bolsa Capes, na New York University (2015-2016), com supervisão de Faye Ginsburg. Fez Estágio Senior - Bolsa CNPq, New York University (5 meses -2018), com supervisão de Faye Ginsburg. Foi professor visitante: Katholieke Universiteit Leuven (Belgica) (1998, 2005), Universidade Complutense de Madrid (2000), Pesquisador Convidado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (2006, 2010,2011) colaborando com Carlo Severi, Phillipe Descola e Anne-Christine Taylor. Fez parte do GT de imagem da Associação Brasileira de Antropologia 2006-2008, 2008-2010. Integrou a Comissão de Imagem da da ANPOCS, 2006-2008; 2010-2012. Foi Editor da Revista Brasileira de Ciências Sociais, ANPOCS 2012-2014. Atualmente é Editor da Revista Sociologia & Antropologia, PPGSA-UFRJ. Escreveu inúmeros artigos sobre Cinema e Antropologia abordando as obras de Jean Rouch, Eisenstein, Robert Flaherty, Eduardo Coutinho, Gabriel Mascaro, Adirley Queirós, Kleber Mendonça Filho, Joaquim Pedro de Andrade, Cinema Navajo e Cinema Indígena Huni Kuin (todos disponíveis na Academia EDU, Marco Antonio Gonçalves). Sobre Fotografia publicou sua pesquisa sobre o arquivo fotográfico de Madalena Schwartz no Instituto Moreira Salles. Autor de 13 livros: 5 na área de etnologia indígena (O mundo inacabado; O significado do nome; Diários de campo de Eduardo Galvão; Curt Nimuendaju:etnografia e indigenismo; Acre:história e etnologia), uma Coletânea sobre "O Brasil na Virada do século: o debate dos cientistas sociais", 7 livros na área de Etnografia e Imagem (ANTROPOLOGIA E CINEMA: Sitiando fronteiras entre documentário/ficção (NO PRELO); O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch; Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens; Etnobiografia: subjetividade e etnografia; Moscou, Eduardo Coutinho; Traduzir o outro: etnografia e semelhança; Operação Forrock: sobre o nordeste contemporâneo (Prêmio Mario Pedrosa da Fundação Joaquim Nabuco). Coordena o NEXTIMAGEM (Laboratório de Experimentações em Etnografia e imagem, desde 2008) https://nextimagem.webnode.com) no PPGSA-IFCS-UFRJ. Realizador dos Filmes Longa metragens::"Das nuvens pra baixo" 75 minutos (Festival Margaret Mead, Nova Iorque, 2016; Selecionado para Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2016; Festival de Lisboa, Prêmio Pierre Verger, ABA, 2016); "O Livro da Água", 70 minutos, Première na New York University, 2019. Curtas: "Figuras oníricas"( Mostra Internacional do Filme Etnográfico); "Dr. Raiz: etnovideoclip" (Mostra Internacional do Filme Etnográfico). Participou dos seguintes Convênios Nacionias e Internacionais: Musée du Quai Branly; Arte, Imagem, Memória (College de France-PPGAS/UFRJ-PPGSA/UFRJ - CAPES COFECUB), 2009-2012 e do Procad-Capes PPGSA/UFRJ-PPGS/UFC, 2010-2014. Orientou 40 trabalhos entre Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado.
REDES E LINKS
CV Lattes
CONTATO
marcoatg1960@gmail.com
Professor Titular
Doutor, Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ, 1995
Mestre, Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ, 1989
Bacharel, Ciências Sociais, IFCS, UFRJ, 1983
ÁREAS DE PESQUISA
Etnografia e Imagem. Cinema. Etnologia Indígena.
Corporalidade e Noção de Pessoa
MINI BIO
Professor Titular de Antropologia do Departamento de Antropologia Cultural do IFCS-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ(1984 até o presente). Pesquisador do CNPq, Produtividade em Pesquisa desde 1998. Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Programa Pós-Gradução de Antropologia Social do Museu Nacional-UFRJ, orientado por Eduardo Viveiros de Castro (1984-1995). Atua nas áreas de pesquisa sobre Antropologia Visual, Antropologia e Cinema, Cosmologia, Criação de Mundos Culturais, Etnologia Indígena, Narrativas e Subjetividades. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de St Andrews (Escócia) (1996-1997), com supervisão de Joanna Overing. Foi Visiting Scholar Senior, Bolsa Capes, na New York University (2015-2016), com supervisão de Faye Ginsburg. Fez Estágio Senior - Bolsa CNPq, New York University (5 meses -2018), com supervisão de Faye Ginsburg. Foi professor visitante: Katholieke Universiteit Leuven (Belgica) (1998, 2005), Universidade Complutense de Madrid (2000), Pesquisador Convidado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (2006, 2010,2011) colaborando com Carlo Severi, Phillipe Descola e Anne-Christine Taylor. Fez parte do GT de imagem da Associação Brasileira de Antropologia 2006-2008, 2008-2010. Integrou a Comissão de Imagem da da ANPOCS, 2006-2008; 2010-2012. Foi Editor da Revista Brasileira de Ciências Sociais, ANPOCS 2012-2014. Atualmente é Editor da Revista Sociologia & Antropologia, PPGSA-UFRJ. Escreveu inúmeros artigos sobre Cinema e Antropologia abordando as obras de Jean Rouch, Eisenstein, Robert Flaherty, Eduardo Coutinho, Gabriel Mascaro, Adirley Queirós, Kleber Mendonça Filho, Joaquim Pedro de Andrade, Cinema Navajo e Cinema Indígena Huni Kuin (todos disponíveis na Academia EDU, Marco Antonio Gonçalves). Sobre Fotografia publicou sua pesquisa sobre o arquivo fotográfico de Madalena Schwartz no Instituto Moreira Salles. Autor de 13 livros: 5 na área de etnologia indígena (O mundo inacabado; O significado do nome; Diários de campo de Eduardo Galvão; Curt Nimuendaju:etnografia e indigenismo; Acre:história e etnologia), uma Coletânea sobre "O Brasil na Virada do século: o debate dos cientistas sociais", 7 livros na área de Etnografia e Imagem (ANTROPOLOGIA E CINEMA: Sitiando fronteiras entre documentário/ficção (NO PRELO); O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch; Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens; Etnobiografia: subjetividade e etnografia; Moscou, Eduardo Coutinho; Traduzir o outro: etnografia e semelhança; Operação Forrock: sobre o nordeste contemporâneo (Prêmio Mario Pedrosa da Fundação Joaquim Nabuco). Coordena o NEXTIMAGEM (Laboratório de Experimentações em Etnografia e imagem, desde 2008) https://nextimagem.webnode.com) no PPGSA-IFCS-UFRJ. Realizador dos Filmes Longa metragens::"Das nuvens pra baixo" 75 minutos (Festival Margaret Mead, Nova Iorque, 2016; Selecionado para Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2016; Festival de Lisboa, Prêmio Pierre Verger, ABA, 2016); "O Livro da Água", 70 minutos, Première na New York University, 2019. Curtas: "Figuras oníricas"( Mostra Internacional do Filme Etnográfico); "Dr. Raiz: etnovideoclip" (Mostra Internacional do Filme Etnográfico). Participou dos seguintes Convênios Nacionias e Internacionais: Musée du Quai Branly; Arte, Imagem, Memória (College de France-PPGAS/UFRJ-PPGSA/UFRJ - CAPES COFECUB), 2009-2012 e do Procad-Capes PPGSA/UFRJ-PPGS/UFC, 2010-2014. Orientou 40 trabalhos entre Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado.
REDES E LINKS
CV Lattes
CONTATO
marcoatg1960@gmail.com